segunda-feira, 8 de julho de 2013

Oportunidade de bolsas voluntárias (PIBITI)

Oportunidade de bolsas voluntárias (PIBITI) para alunos de Sistemas de Informação. Os interessados devem ter noção de programação, principalmente HTML.

Título:
Consumanet - Criação de um site de investigação científica voltado para o comportamento de compra do consumidor na internet
Tipo:
INTERNO (Projeto Novo)
Categoria:
Pesquisa Tecnológica
Situação:
EM EXECUÇÃO
Unidade:
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (11.24.01)


Centro:
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS (11.24.00)


Palavra-Chave:
marketing; internet; comportamento de consumo
E-mail:
Edital:
EDITAL Nº002/2013/POSGRAP/UFS - PIBITI E PIBITIVOL 2013
Cota:
PIBITI 2013/2014 (01/08/2013 a 31/07/2014)
Área de Conhecimento, Grupo e Linha de Pesquisa
Área de Conhecimento:
Relações Públicas e Propaganda
Grupo de Pesquisa:
Marketing (167)
Link do Grupo de Pesquisa no CNPQ:
Linha de Pesquisa:
comportamento de consumo
Corpo do Projeto
Introdução/Justificativa
(incluindo os benefícios esperados no processo ensino-aprendizagem e o retorno para os cursos e para os professores da instituição em geral)
Partindo do pressuposto que existe um aumento significativo no consumo virtual, principalmente quando são levados em consideração os números relativos ao consumo sugestionado nas redes de relacionamento, procura-se nesse projeto de inovação tecnológica criar um site que funcione como um portal de pesquisas na área de comportamento de consumo. A justificativa é que a maior parte dos empresários em Sergipe desenvolve ações na internet sem nenhum embasamento científico e não existe nenhum site especializado na gestão de pesquisas de mercados. A idea desse projeto é envolver alunos da graduação (publicidade, jornalismo e Sistemas de informação) e alunos do mestrado em comunicação (PPGCOM) associando o grupo de pesquisa de marketing da UFS/CNPQ e sua linha de pesquisa focada no comportamento de consumo.
Objetivos
O objetivo geral do projeto é a criação de um site que sirva como portal de pesquisas de comportamento de consumo em Sergipe. Os objetivos específicos: Criação de um modelo de pesquisas e monitoramento nas redes de relacionamento (facebook, fourshare e Twitter), Criação de um modelo mais eficaz de pesquisas por E-mail e a avaliação do comportamento de consumo virtual por parte de grupos indicados na pesquisa baseados na avaliação do IBGE
Metodologia
Conforme explicitado na justificativa o site terá três área especificas
em relação a primeira área :Criação de um modelo de pesquisas e monitoramento nas redes de relacionamento (facebook, fourshare e Twitter)

O projeto engloba a criação de um novo modelo de monitoramento das mídias sociais para fixação da marca das organizações em Sergipe, criação de um novo modelo de marketing na web e mensuração de público alvo.

Em relação a segunda área: Criação de um modelo mais eficaz de pesquisas por E-mail

Esse novo modelo será diretamente relacionado aos usuários cadastrados no site , e irão abordar questões relacionadas com o consumo dos visitantes, como eles compram seus produtos e serviços?
Qual a sua procedência? Qual a sua idade? Preferência sexual ? Ocupação principal? Ciclo de vida? Qual o nível de escolaridade? Os motivos que os levam a comprar produtos ou serviços na web O principal motivador para a compra? Qual o valor médio das compras? Quais as principais criticas ao as empresas que têm ação na web? Quais produtos ou serviços chamam mais atenção na internet e porquê ? Quais produtos mais comprados ou procurados? Quais os fatores que são importantes e definitivos para a compra ?

Em relação a terceira área : Avaliação do comportamento de consumo virtual por parte de grupos indicados na pesquisa baseados na avaliação do IBGE, teremos a seguinte divisão em relação a criação dos itens no site.
- Perfil do Consumidor
- Estudos de Hábitos e Atitudes
- Satisfação e Experiência dos Consumidores
- Pesquisa de Mercado, Marcas , Produtos e Serviços
- Status e Valor Agregado
Impactos Esperados
Com o presente projeto, busca-se investigar o comportamento de consumo das diversas classes sociais em Sergipe a partir da avaliação do IBGE, além do mapeamento das empresas sergipanas que investem na classe B em Aracaju, as principais estratégias de marketing dessas empresas em suas ações na internet e traçar um comparativo entre as ações das empresas nacionais com atuação em Sergipe e as ações das empresas sergipanas. O site vai servir como um portal fundamental para o estudo do comportamento do consumo no estado de Sergipe e irá servir para melhorar o relacionamento das empresas sergipanas com os seus potenciais consumidores.
Referências
Baker, D. A.; Kumar, V.; Day, G. S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas,
2001.
Bateson, J. E.; Hoffman, K. D. Marketing de Serviços. Porto Alegre: Bookman,
2001.
Berry, L. L. The Old Pillars of New Retailing. Harvard Business Review,
Março/Abril 2001.
Boone, L.E.; Kurtz, D.L. Contemporary Marketing, 10e. Mason: South-Western,
2001.
Cateora, P. R.; Graham, J. L. International Marketing.
Nova Iorque: McGraw-
Hill, 2002.
CASTRO, Cláudio de M. A prática da pesquisa. 2ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de A. Técnicas de pesquisa. 6ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Bibliografia Complementar
JACKSON, Peter; HAGUE, Paul N. Faça a sua própria pesquisa de mercado. São Paulo Nobel, 1997.
Souza, M. G.; Serrentino, A. Multivarejo na próxima economia. São Paulo:
Pearson Education do Brasil, 2002.
Antecedentes do Orientador

Antecedentes do Orientador
Professor do Mestrado em Comunicação da UFS na linha de comportamento de consumo, Prof. Adjunto do Curso de Publicidade da UFS, Líder do Grupo de Pesquisa em Marketing UFS/CNPQ. Publicitário, com Doutorado em Ciências Sociais- UFRN, Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – UFS, Especialização em Educação ambiental- UFS, Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos- UFBA , Especialização em Marketing- UFS, e Especialização em Recursos Humanos e Planejamento- UNIT. Trabalhou em diversos veículos de comunicação do estado de Sergipe, Agências de publicidade e foi Diretor de comunicação de algumas ONGs. Na área de ensino, foi professor e coordenador adjunto e professor da UNIT- 2005/2009 e atualmente é chefe do departamento de comunicação da UFS. Desenvolveu ao longo dos anos diversos trabalhos na área de consultoria em marketing e comportamento de consumo.
Membros do Projeto
Nome
Categoria
CH Dedicada
Tipo de Participação
DAINE MARYLYNN WOOD GOUVEIA
DISCENTE
4
COLABORADOR(A)
MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA
DOCENTE
4
COORDENADOR(A)


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