quarta-feira, 14 de maio de 2014

O segundo SAM já será nesta quinta, dia 15 às 11h

Convido a toda a comunidade do DCOMP e PROCC a participarem do segundo SAM - Seminários Acadêmicos Mensais do PROCC.  

:: Quando? Dia 15, nesta quinta às 11h

:: Onde? Devido o sucesso do primeiro, mudamos de local: agora será no Auditório da Didática V.

:: E com quem? Seguem abaixo os palestrantes e resumos dos seminários:

Implementação e Avaliação Experimental em um Ambiente de Desenvolvimento de Software ETL para Business Intelligence (Juli Kelle Góis Costa, orientanda do Prof. Methanias): 
Aplicações de Business Intelligence (BI) efetivas dependem de um Data Warehouse (DW), um repositório histórico de dados projetado para dar suporte a processos de tomada de decisão. Sem um DW eficiente, as organizações não podem extrair, em um tempo aceitável, os dados que viabilizam ações estratégicas, táticas e operacionais mais eficazes. Ambientes de BI possuem um processo de Engenharia de Software particular, baseado em dados, para desenvolver programas de Extração, Transformação e Carga (ETL) de informações para o DW. Esta apresentação expõe um método e uma ferramenta de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD) para aumentar a eficiência do desenvolvimento de programas ETL. A avaliação experimental da abordagem foi realizada em um experimento controlado feito na indústria para analisar a efetividade da ferramenta neste tipo de ambiente. Os resultados indicaram que a nossa abordagem pode ser usada como método para acelerar e melhorar o desenvolvimento de processos ETL.

Predição e análise de tráfego na computação em nuvem (Edvan dos Santos Sousa, orientando do Prof Ricardo Salgueiro):
A análise de amostras do tráfego de dados em redes de computadores no nível do fluxo de pacotes são uma importante metodologia para a gestão, monitoramento, segurança e garantia da qualidade dos serviços oferecidos nas modernas redes de computadores. Na computação em nuvem, a avaliação do tráfego toma uma nova dimensão. As técnicas de análise do tráfego de dados em uma nuvem demandam por novas metodologias que possam ser eficientes computacionalmente e exibam precisão em suas previsões diante da grande vazão e diversidade dinâmica das fontes que são as instâncias da nuvem e formam as fontes geradoras dos tráfegos envolvidos. O nosso trabalho propõe a captura e análise da vazão do tráfego da rede em nível de fluxo de pacotes utilizando técnica de amostragem adaptativa baseada na predição linear multi-adaptativa. A predição é aplicada aos parâmetros que definem o tamanho da amostra e o tempo entre  coleta das amostras do tráfego de pacotes em uma nuvem. A plataforma Eucalyptus de nuvem  privada é utilizada como estudo de caso. Nos experimentos os pacotes são capturados entre a comunicação das instâncias da nuvem e amostrados adaptativamente medindo a vazão do enlace. Os resultados esperados devem apontar a diminuição significativa em termos de processamento de pacotes e armazenamento do volume total em relação ao volume amostrado, preponderantes para o bom desempenho da nuvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário