sábado, 3 de agosto de 2013

Vagas para especialistas em TI no projeto NeuroMat (CEPID-FAPESP)‏

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão NeuroMat está oferecendo bolsas de treinamento técnico para profissionais interessados em aplicar seus conhecimentos de computação no desenvolvimento de pesquisa científica de alto nível. O bolsista irá interagir com pesquisadores da USP e demais colaboradores do NeuroMat em atividades de desenvolvimento, customização, manutenção e instalação de software de suporte à pesquisa científica do centro.

O projeto NeuroMat tem como objetivo integrar modelagem matemática e computacional com pesquisa básica e aplicada na fronteira da neurociência. Atualmente, os laboratórios de pesquisas são capazes de gerar grandes quantidades de dados e a análise desses dados depende de novos modelos matemáticos, estatísticos e computacionais. Também, o desenvolvimento de linguagem e estruturas adequadas é essencial para desenvolver teorias explicando os fatos experimentais e sugerindo predições que possam ser testadas.

- Número de vagas: 3 (bolsas FAPESP TT-5)

- Remuneração: R$ 5.908,80 (http://www.fapesp.br/3162), para uma dedicação de 40 horas semanais

- Requisitos da FAPESP: o candidato precisa ser especialista em TI com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado, sem vínculo empregatício (http://www.fapesp.br/3098). Caso o candidato possua menos tempo de experiência, podemos negociar a concessão de uma bolsa TT4A ou TT4.

- Local de trabalho: IME-USP, São Paulo, SP

- Dentre as tarefas desempenhadas pelos bolsistas encontram-se: modelagem, implementação e gerenciamento de bancos de dados; desenvolvimento ágil de sistemas e ferramentas de software para a aquisição, armazenamento e análise de dados de experimentos de neurociência tais como os eletrofisiológicos (EEG, TMS, EMG, etc.), de neuroimagens (fMRI, MEG, etc.) e comportamentais; desenvolvimento de um portal Web para o projeto. As ferramentas produzidas serão usadas internamente, para amparar as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos membros do projeto e disponibilizadas no portal Web do projeto como software livre.

As bolsas serão concedidas a candidatos que sejam capazes de exercer pelo menos uma das macro-atividades abaixo:
  1) Arquitetura e desenvolvimento de software
  2) Teste, empacotamento, instalação e distribuição de software
  3) Disseminação de resultados em portal Web

- Serão valorizados candidatos que possuam conhecimento em uma ou mais das seguintes habilidades: bancos de dados (preferencialmente PostgreSQL ou MySQL/MariaDB), programação orientada a objetos e programação Web (JavaScript, Java, PHP, Python, Ruby on Rails ou outras), arcabouços para persistência de dados (como, por exemplo, Hibernate e ActiveRecord), desenvolvimento ágil de software, testes de software, Matlab, conhecimentos básicos em processamento de sinais biológicos (como os de EEG, EMG e ressonância magnética funcional).

Os bolsistas receberão treinamento do Centro de Competência de Software Livre (CCSL) do IME-USP em técnicas avançadas para o desenvolvimento e disseminação de software e mídia digital.

Os interessados em se candidatar às vagas devem enviar um currículo para Lourdes Netto (lourdesv@ime.usp.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário